SEJAMOS DISCÍPULOS

Este é um dos principais mandamentos dado por Jesus Cristo que a religião cristã não interessou em cumprir 
Ide, portanto, fazei discípulos de toda as nações, batizando os em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo; ensinando os a guardar todas as coisas. Eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos. Mt. 28: 19-20.


 Então, disse Jesus aos judeus que haviam crido nele:
“Se permanecerdes na minha Palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos”. Evangelho de Jesus Cristo na versão do seu discípulo João. Capítulo 8 : Versículo 31.

Antes de tudo preciso informar-lhes que para se tornar um discípulo(a) de Jesus, o Mestre da Salvação, não necessitamos de nenhuma instituição pois aprisionar o Espirito Santo de Deus é algo incogitável, Cada denominação se diz detentora do espirito santo apenas para ludibriar as pessoas que não gostam de ler nem de orar por si mesmas.

Muitas das vezes já me fizeram essa pergunta: você é de qual igreja? Eu ainda não tenho resposta para essa pergunta; digo-lhes sempre: sou da mesma igreja á que pertencia o discípulos Ananias aquele que batizou Saulo, Se você deseja ser um discípulo ou discípula do Senhor Jesus, seja!, assume a condição de discípulo e dai por diante passa a testemunhar o Filho de Deus! o mais é sem relevância.

Não há nenhuma complexidade em se tornar um discípulo de Jesus, porém não espere que as igrejas irão lhes tornar discípulos;  a igreja devia fazer discípulos para Jesus, esse é um mandamento, mas, a distorção apareceu neste trecho: (At 6.1 Quando os discípulos perceberam que havia grandes recursos financeiros,  e que eles já estavam nas condições de gozar dos mesmos privilégios  que usufruiria a cúpula sacerdotal, então já não mais queriam servir, mas serem servidos semelhantes as majestades nos seus tronos!
Veja em Atos 15 com que conteúdo Paulo fundava e edifica igrejas, e se se aquele conteúdo tem algo a ver com Jesus O salvador? Ser seguidor de um determinado pensamento, ideia, conceito, depende unicamente de cada um de nós, jamais dependeremos de uma hierarquia! a hierarquia foi criada pela religião para sustentar a se mesma,

  A seguir faremos algumas análises sobre o ministério desenvolvido por Paulo

Vale Lembrar que esse conteúdo são apenas fragmentos de um Livro de minha autoria que está ainda em processo de estruturação.



Equívocos históricos incluindo a pessoa de Saulo que se tornou Paulo.

A Priore sintetizaremos os tópicos a seguir:


·        Escolhido desde o ventre de sua mãe

·        Seu encontro com a Grande Luz (Jesus), e sua conversão
·     
   Conferencia em Jerusalém

·        O Ide...; e as viagens missionárias de Paulo.

·        Seu conceito familiar e sobre o casamento.

Todos nós, após crer e receber Jesus como o único e suficiente salvador, para quaisquer avaliações das escrituras necessitamos de sermos conduzidos pelo verdadeiro Espirito Santo de Deus, aquele que habitou em Jesus o Cristo, em Mateus, Marcos Lucas e João. Nada a mais nem a menos, isso não deve ser alterado!

Primeiro iremos fazer uma análise sobre a referência feita pelo próprio Paulo, em ter sido escolhido para o evangelho de Cristo ainda no ventre da mãe.

 *Mas antes convido-os a orar:  Ó Jesus ressuscitado! Assim como temos permitido que o Senhor abite em nosso ser; permita-nos a estar usando a sua santa e imaculada palavra no intuito de multiplicar a semente da salvação que o teu precioso sangue germinasse para todos os que crer em  tuas palavras e no ministério da salvação que Deus nosso Pai criaste por amor a nós em Cristo Jesus amém*.

Assim como muito bem sabemos, há muitas interpretações tendenciosas nas escrituras, ou seja, interpretação que de forma inconsciente ou não, visa dar legalidade a uma determinada cultura ou tradição das referidas épocas; fortalecendo assim a crença no ministério em questão.

Apesar de o evangelho que Paulo nomeou “o evangelho de Cristo” na verdade ser uma versão puramente Paulina ou seja própria; isso ficou como verdade máxima por muitos séculos, por não haver nenhum contraditório! Porém após chegar as Boas Novas do Reino proferidas pelo Salvador Jesus,  pode-se verificar que que o evangelho que Paulo intitulou como sendo "de Cristo"na realidade era uma versão sua mesma;  comparando-a com o verdadeiro Evangelho de Jesus, descrito nas versões, de Mateus, Marcos Lucas e João os quais foram agregados na Bíblia séculos depois, o qual é possível ver-se um desalinhamento brutal! O cristianismo era pra ser formado por discípulos seguidores de Jesus Cristo! Um povo pacífico, porém fortes que construiriam uma sociedade legítima, cumpridora de seus deveres e exigentes aos seus direitos! Mas o que vemos são cristãos fazendo política suja e submetendo seus irmãos á leis injustas sem nenhuma piedade! Desconfigurando a nossa civilização com costumes profanos, antes repugnados pela própria natureza humana e ao Deus Criador. Mas isso teve um ponto de partida; uma cultura não brota de um dia para outro,  Com singeleza de coração e muito vontade de ver brotar cidadãos e cidadãs melhores,  é  possível compreender como se deu esses fatos e contribuirmos para que aconteça. 

Vale lembrar que discípulo (a) é algo simples! Um discípulo não precisa se fadigar em construir mensagens impactantes no intuito de convencer a ninguém pois o Salvador Jesus já o fez e com muita eficiência!  A  função de um discípulo é difundir as ideias de seu mestre seja ele quem for isso é uma regra de ouro, no caso de um seguidor de Jesus, deve-se difundir os ensinamentos dele apenas.  Lembra do episódio envolvendo o sego de nascença João Cap. 9 ?; .. discípulos dele es tu! Nós somos discípulos de Moisés! Hora onde está escrito que Moisés fazia discípulos? 

Entende agora que ser discípulos é uma escolha pessoal e não precisa ser algo  institucionalizado, um discípulo é um ser independente, você é que escolhe ser ou não! Porém para se tornar um discípulo se faz necessário que um outro discípulo o faça. o Ide em Mateus 28, é um mandamento sagrado ao ministério do Senhor Jesus; não importa se a religião crista o negligencia; um seguidor discípula já mais  desconsiderará nenhuma frase dita pelo Salvador Jesus Amém?!  

 A seguir  analisaremos alguns fatos sobre esses 4 personagens os quais Paulo por se mesmo se incluiu ao perfil deles.

Samuel.
O nome Samuel significa “Do Senhor o pedi”. Ele foi o último dos juízes e o primeiro dos profetas na história de Israel e sua história está contada na bíblia. Ele era filho de Ana e Elcana e viveu por volta de 1095 AC.
De acordo com as escrituras Ana não podia ter filhos e ela orava tanto pedindo esta bênção ao ponto de seu marido Elcana pensar que ela estava bêbada, pois via sua boca se movendo continuamente, sem sair som. Na verdade Ana intercedia ao Senhor todos os dias, a todo momento pedindo a realização deste sonho.

A escolha de Sansão
Sansão foi um homem escolhido por Deus para proteger Israel. Deus o escolheu como nazireu desde o ventre de sua mãe (Juízes 13,3-5). Vejamos o texto:
“3 Mas o anjo do Senhor apareceu à mulher e lhe disse: Eis que és estéril, e nunca deste à luz; porém conceberás, e terás um filho.
4 Agora pois, toma cuidado, e não bebas vinho nem bebida forte, e não comas coisa alguma impura;
5 porque tu conceberás e terás um filho, sobre cuja cabeça não passará navalha, porquanto omenino será nazireu de Deus desde o ventre de sua mãe; e ele começara a livrar a Israel da mão dos filisteus”. (Jz 13,3-5)

---------------------------------------------------------
 A escolha do profeta Isaías
O texto de Isaías 6, 1-10 narra a vocação do profeta. O chamado de Isaías acontece por meio de uma visão de Deus sentado no trono, com vestes que cobriam o santuário e rodeado de serafins. Isaías toma consciência de sua pequenez, limitação, e condição de pecador. Um dos anjos vem com uma brasa e lhe toca a boca, purificando-o e perdoando os seus pecados. Neste episódio está à escolha de Isaías por Deus e ele aceita o chamado e recebe a missão de ser profeta, de denunciar o pecado do povo. Isaías também é citado nos textos bíblicos como que escolhido por Deus desde o ventre materno. Os textos assim narram:
“1 Ouvi-me, ilhas, e escutai vós, povos de longe: O Senhor chamou-me desde o ventre, desde as entranhas de minha mãe fez menção do meu nome
2 e fez a minha boca qual espada aguda; na sombra da sua mão me escondeu; fez-me qual uma flecha....
 A escolha do profeta Jeremias.
Jeremias vivia do trabalho agrícola no interior de Israel. Não contraiu matrimonio. No trabalho da terra conheceu o sofrimento do povo, na busca do alimento para sobrevivência. Jeremias acreditava que aquela situação não era correta, existia muita exploração, deveria ser feito alguma coisa, mas ele tinha medo. Em torno do ano 627 a C, no décimo terceiro ano do reinado de Josias, Jeremias foi chamado por Deus. Na leitura livro profético que leva o seu nome é descrita a vocação de Jeremias do seguinte modo:
 “Antes mesmo de te formar no ventre materno, eu te conheci; antes que saísses do seio, eu te consagrei” (Jr 1,1-5).
A experiência de Deus que teve Jeremias é remetida às entranhas de seu nascimento.
Jeremias tem consciência que ele é um consagrado. “Eu te consagrei” (Jr 1,5b). Ele tem consciência plena que esta é a sua missão de profetizar em nome de Deus.
A escolha do profeta João Batista
A vocação de anunciar a chegada do Messias
 João Batista foi o profeta que preparou o caminho para o ministério do Senhor Jesus; o último entre todos que anunciaram a vinda do Messias. Por isso ele é chamado de “arauto do Messias.

O nascimento de Jesus é anunciado
Em Nazaré morava uma jovem chamada Maria, que estava noiva de um homem chamado José. Um dia, o anjo Gabriel apareceu a Maria e lhe contou que ela tinha sido escolhida para uma missão muito especial: dar à luz ao salvador do mundo! - (Lucas 1:30-33)
Maria perguntou como isso seria possível, visto que ela ainda era virgem. O anjo lhe explicou que o bebê seria concebido do Espírito Santo e seria o Filho de Deus. (Lucas 1:34-35).
Quando José descobriu que Maria estava grávida, ele quis desfazer o noivado. Deus enviou um anjo a José em sonho para lhe explicar a situação. O menino deveria ser chamado Jesus, que significa “o Senhor salva”, porque ele salvaria as pessoas do pecado (Mateus 1:20-21)

Isaías: Amóz, o pai de Isaías, (nome hebraico que significa forte, firme) tem genealogia desconhecida. Como ele tinha acesso à corte, alguns supõem ter sido parente do rei Uzias.

Jeremías: “1Palavra de Jeremias, filho de Helcias, um dos sacerdotes que residiam em Anatot, no território de Benjamin”. (Jeremias 1,1) Bíblia de Jerusalém



Conferencia em Jerusalém.
reveladas no Antigo Testamento. Mas isso é verdade?
Para entender o que realmente foi decidido naquela ocasião, temos de verificar e entender o contexto histórico, cultural e bíblico.
Desde o início das conversões dos gentios, “alguns que tinham descido da Judéia…” insistiam que “se vos não circuncidardes, conforme o uso de Moisés, não podeis salvar-vos” (Atos 15:1). Observe que eles enxergavam a circuncisão como uma questão de salvação. E isso foi um enorme problema para eles!
Então Paulo levou o assunto à liderança da Igreja para ser resolvido oficialmente (versículo 2). “Alguns, porém, da seita dos fariseus que tinham crido se levantaram, dizendo que era mister circuncidá-los e mandar-lhes que guardassem a lei de Moisés” (versículo 5). Por “lei de Moisés” eles entendiam como as obrigações da Aliança do Sinai, que talvez incluísse alguns de seus rituais e cerimônias — e, definitivamente, a circuncisão.

Seguindo.... Quatro restrições para os novos convertidos gentios

Tiago, o meio-irmão de Jesus Cristo, em seguida, emitiu uma declaração final: “Portanto, julgo que não devemos pôr dificuldades aos gentios que estão se convertendo a Deus. Ao contrário, devemos escrever a eles, dizendo-lhes que se abstenham de comida contaminada pelos ídolos, da imoralidade sexual, da carne de animais estrangulados e do sangue” (versículos 19-20, NVI).
Algumas pessoas aproveitam-se destas palavras para argumentar que nada mais foi exigido dos primeiros cristãos, que eles (e nós) não precisam guardar as demais leis encontradas no Antigo Testamento.
Mas será que este ponto de vista realmente faz sentido? Tiago não disse nada sobre o assassinato, o roubo, a mentira, o ato de dizer o nome de Deus em vão ou uma série de outros pecados. De acordo com esse raciocínio, então devemos concluir que os cristãos agora estão livres para praticarem essas coisas más? Claro que não! Então, por que Tiago lista apenas estas quatro restrições — abster-se “de comida contaminada pelos ídolos, da imoralidade sexual, da carne de animais estrangulados e do sangue”?
Nessa conferência se percebe que os legítimos discípulos de Jesus que ali se encontravam já estavam sobre as lideranças dos fariseus, e sobre a tutela de Paulo.
2 Pedro 3:16 Ele escreve do mesmo modo em todas as suas epístolas, discorrendo nelas sobre esses assuntos, nas quais existem trechos difíceis de entender, os quais são distorcidos pelos ignorantes e insensatos, como fazem também com as demais Escrituras para a própria destruição deles.
Paulo foi tão influente que até Pedro que andou lado a lado com o Salvador Jesus foi repreendido por ele! Devia ser ao contrário: Pedro repreender a Paulo!
Resumindo:  naquela conferencia foi tradado assuntos da lei e nada de autentico sobre as Boas Novas da Salvação, por essa Razão Paulo por, a ou b,  não ter entendido que quando um crente recebe o batismo,  junto do batismo ele recebe um novo nome, o de discípulo a missão de se fazer outros discípulos consequentemente. Por isso ele fez Bispos, diácono etc, e toda essa hierarquia que existe na igreja católica e pentecostais.



Paulo de Tarso
O apóstolo Paulo, sem dúvida é um dos personagens bíblicos mais conhecidos por todos os cristãos. Ele é considerado como sendo o maior líder do cristianismo. Neste texto, nós conheceremos mais sobre a história de Paulo, autor de treze epístolas presentes na Bíblia.
Biografia do apóstolo Paulo
Paulo, nome romano de Saulo, nasceu em Tarso na Cilícia (Atos 16:37; 21:39; 22:25). Tarso não era um lugar insignificante (Atos 21:39), ao contrário, era um centro de cultura grega. Tarso era uma cidade universitária que ficava próxima da costa nordeste do Mar Mediterrâneo. Embora tenha nascido um cidadão romano, Paulo era um judeu da Dispersão, um israelita circuncidado da tribo de Benjamin, e membro zeloso do partido dos Fariseus (Romanos 11:1; Filipenses 3:5; Atos 23:6).
A infância e adolescência do apóstolo Paulo tem sido tema de grande debate entre os estudiosos. Alguns defendem que o apóstolo Paulo passou toda sua infância em Tarso, indo apenas durante sua adolescência para Jerusalém. Outros defendem que Paulo foi para Jerusalém ainda bem pequeno. Nesse caso, ele teria passado sua infância longe de Tarso. Na verdade, desde seu nascimento até seu aparecimento em Jerusalém como perseguidor dos cristãos, conforme os relatos do livro de Atos dos Apóstolos, há pouca informação sobre a vida do apóstolo Paulo.
Embora não se saiba ao certo com quantos anos Paulo saiu de Tarso, sabe-se com certeza que ele foi educado em Jerusalém, sob o ensino do renomado doutor da lei, Gamaliel, neto de Hillel. Paulo conhecia profundamente a cultura grega. Ele também falava o aramaico, era herdeiro da tradição do farisaísmo, estrito observador da Lei e mais avançado no judaísmo do que seus contemporâneos (Gálatas 1:14; Filipenses 3:5,6). Considerando todos estes aspectos, pode-se afirmar que sua família possuía alguns recursos e desfrutava de posição proeminente na sociedade.
O apóstolo Paulo possuía cidadania romana. Sobre isso, ele próprio afirma ser cidadão romano de nascimento (Atos 22:28). Provavelmente essa declaração indica que sua cidadania foi herdada de seu pai. Estima-se que naquele tempo pelo menos dois terços da população do Império Romano não possuía cidadania romana. Não se sabe ao certo como o pai do apóstolo conseguiu tal cidadania. Algumas pessoas importantes e abastadas conseguiam comprar a cidadania (Atos 22:28). Outras, conseguiam tal cidadania ao prestar algum relevante ao governo romano. A cidadania romana concedia alguns privilégios, dentre os quais podemos citar:
·         A garantia do julgamento perante César, se exigido, nos casos de acusação.
·         Imunidade legal dos açoites antes da condenação.
·         Não poderia ser submetido à crucificação, a pior forma de pena de morte da época.
Vejam que a afirmação de Paulo como tendo sido escolhido no ventre de sua mãe para o evangelho não está fundamentada nas escrituras, mas em seu próprio depoimento:
 A escolha do apóstolo Paulo
Os textos que falam sobre a vocação de Paulo encontramos nos Atos dos Apóstolos escrito por seu companheiro de viagens Lucas : At 9,1-19; 22,1-21; 26,2-18. Os três relatos narram que Paulo, que outrora Saulo foi perseguidor contumaz dos cristãos, passando por uma visão na estrada para Damasco recebe um chamado. Jesus se revela a Paulo e lhe dá a missão de anunciar o evangelho da Boa Nova a todos os povos. Tarefa esta que Paulo realizou com eficácia sem precedente culminando com sua decapitação em Roma no ano de 67 dC.
Paulo na estrada de Damasco tem um diálogo com Jesus, fica cego, é batizado e inicia a sua missão evangelizadora. De perseguidor passa ser aliado ao cristianismo, organizando comunidades em todo o Império Romano e anunciando o Cristo morto e ressuscitado.
Em sua apologia pessoal na carta aos Gálatas ele mesmo atesta sua escolha divina desde o seio materno:
15 Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça,
16 revelar seu Filho em mim, para que eu o pregasse entre os gentios, não consultei carne e sangue,
17 nem subi a Jerusalém para estar com os que já antes de mim eram apóstolos, mas parti para a Arábia, e voltei outra vez a Damasco”.(Gl 1, 15-16).



·         Seguiremos com o   O Ide...; e as viagens missionárias de Paulo.Qual conteúdo Paulo edificou as igrejas? Foram com as palavras Jesus?
E seu conceito familiar e sobre o casamento?
 E assim fecharemos esse breve estudo. Até.




De acordo com esses relatos acima o dito, escolhido no ventre da mãe por paulo foi uma interpretação própria. 
 Se desejar falar comigo sobre essas postagens fique a vontade. Meu contato é 31 986133023